terça-feira, 16 de junho de 2015

Colesterol - O Combate!

Bom dia, amig@s!

Espero que estejam a ter uma excelente terça-feira e que o vosso dia seja muito animado.

Fiz recentemente análises e ontem fui saber os resultados. Qual não é o meu espanto quando o médico que alertou para o meu colesterol demasiado elevado. Sei que não me tenho portado muito bem mas nada me fazia crer que tal cenário era possível. Pesquisei sobre o assunto e é sobre esta matéria que escrevo hoje no Blogue.
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido no nosso organismo. Está presente em alimentos de origem animal, tais como a carne, leite, ovos etc.. É certo que o colesterol desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. Não obstante, o excesso de colesterol no sangue é nefasto e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Existem dois tipos de colesterol:
ü  LDL colesterol: conhecido como "nefasto", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
ü  HDL colesterol: conhecido como "benéfico", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

No meu caso, vou ter de fazer exames complementares para saber que tipo de colesterol tenho ao certo. Seja como for, fui aconselhada a fazer uma dieta com pés e cabeça precisamente para evitar futuros problemas.

Como prevenir?
Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e, até mesmo, diminuí-lo:
·         Fazer exercício físico: a atividade física é essencial
·         Não fumar. O cigarro é um fator de risco para doença coronária.
·         Evitar o stresse: uma vida com menos stresse diminui o risco de enfarte e redução do colesterol.
·         Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol
·         Todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dar preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos.
·         Comer peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas
·         Comer uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs.
·         Limitar a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite
·         Limitar os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado
·         Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado, etc.
·         Evitar fritos.

No meu caso, foi-me dito que estou longe de ter diabetes. No entanto, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados por pessoas diabéticas. Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados.

Aqui fica uma pequena lista que encontrei. Mas são muitos os alimentos que podem ser incluídos nas duas listas para além destes.

Alimentos ricos em colesterol:
·         Bacon
·         Biscoitos amanteigados
·         Doces cremosos
·         Pele de aves
·         Camarão
·         Queijos amarelos
·         Carnes vermelhas "gordas"
·         Gema de ovos
·         Creme de leite
·         Lagosta
·         Vísceras.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:
·         Aipo
·         Couve-de-bruxelas
·         Ameixa preta
·         Couve-flor
·         Amora
·         Azeite de oliva
·         Ervilha
·         Pão integral
·         Aveia
·         Pêra
·         Cenoura
·         Pêssego
·         Cereais integrais
·         Feijão
·         Cevada
·         Figo
·         Vegetais folhosos.
 

Jantar de Ontem.
Beijinhos.
Marina

Sem comentários:

Enviar um comentário